Recuperação da Ponte Sobre o Rio Moju
Concluída - Moju - Pará.
Para a recuperação estrutural da ponte sobre o rio Moju, foram desenvolvidas soluções técnicas arrojadas de engenharia, com demolição submersa, uso de equipamentos tipo “Strand-Jack”, guindastes de alta capacidade sobre embarcações de apoio náutico para o desmonte técnico, rebaixamento, recuperação e reconstrução de trecho em estrutura mista aço/ concreto, colapsado devido a colisão de uma embarcação.
Parque Utinga
Concluído em Março de 2018 - Belém - Pará.
A implantação contempla, a construção de um pórtico de entrada, área de estacionamento, incluindo vagas para idosos e portadores de necessidades especiais, dois acolhimentos e via principal do parque.
O pórtico de entrada consiste nos acessos ao parque, tendo área construída de 496,76 m². O estacionamento possui 13.039 m² é composto por 392 vagas, sendo 6 vagas para ônibus, 36 vagas para motocicletas e 186 vagas para bicicletas, canteiro central com 898,93 m² e ciclovia com 1.396,14 m².
Acolhimento 1 com área de 742,48 m², destinado para guichês de estacionamento e bilheteria, sala de educação ambiental e loja. Acolhimento 2 com área de 742,48 m², destinado para área de lanchonete, banheiros, depósito e ambulatório. Os 2 acolhimentos são interligados por duas passarelas sendo uma com 49,87 m² coberta com estrutura metálica e vidro e outra com área de 201,20 m² descoberta com piso de madeira.
Na parte posterior dos acolhimentos estão localizadas 2 vagas para estacionamento de ônibus, ponte sobre o Igarapé Iúna executada com 3 tubos “Armco”, diâmetro de 2 metros e comprimento de 12 metros, que proporciona a ligação da área dos acolhimentos à via principal do parque.
A via principal do parque possui 27.986,31 m², com 4.511 m² ciclovia em concreto e o restante em vias de serviço.
Praça Roosevelt - São Paulo
Concluída em Setembro de 2012 - São Paulo.
A Praça Roosevelt, outrora imponente marco histórico e cultural do centro de São Paulo, há anos havia perdido sua altivez, sua relevância social e sua função como espaço de convívio público para os paulistanos. As razões para tanto eram diversas, mas se pode citar com propriedade dois principais problemas que assolavam tanto a Praça quanto a área que a circunda; a constante degradação física do local e a perpetua violência da região.
Em 2010, com o intuito de revitalizar a Praça Roosevelt e resgatar sua suntuosidade dantes perdida, a Prefeitura do Município de São Paulo lançou uma concorrência para que a reforma do espaço fosse finalmente executada.
Vencedora da referida contenda, a Paulitec Construções Ltda. foi responsável pela reforma e revitalização desse importante espaço público paulistano. O método construtivo adotado pela empresa foi o de estrutura em concreto armado, antecipada por algumas demolições, além de pontuais reforços estruturais, construção de novos alicerces e ações de requalificação arquitetônica.
Ademais, para amainar a questão da violência, foi instalada pela Paulitec Construções Ltda. uma base da Polícia Militar (PM) no andar inferior da Praça Roosevelt. A base conta com uma estrutura a prova de balas e com um amplo sistema de câmeras de vigilância, aumentando a segurança na região e evitando futuras depredações.
Em suma, a reforma da Praça Roosevelt foi um relevante empreendimento para a Paulitec Construções Ltda. por conciliar uma obra de valorosa importância social e de melhoria na segurança pública do centro de São Paulo.
Ponte do Rio Guamá - Pará
Concluída em Setembro de 2002 - Pará.
A construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Guamá é um dos feitos mais expressivos da Paulitec Construções Ltda.. A obra possui aproximadamente dois quilômetros de extensão e sua utilidade se dá na conexão física entre a região metropolitana de Belém com o Porto de Vila do Conde.
Além disso, a Ponte é um notável monumento da engenharia por possuir o maior vão livre do Brasil, por ter torres com altura superior a cem metros, estacas submersas a mais de sessenta metros de profundidade e, obviamente, por possuir uma belíssima estrutura.
A Paulitec Construções Ltda. se considera privilegiada por edificar uma ponte de tamanha importância e cuja realização auxilia de maneira fundamental na aceleração do desenvolvimento, no escoamento de produtos e na industrialização da região.
HANGAR E CENTRO DE CONVENÇÕES - SECULT
Concluída em Outubro de 2007 - Belém - Pará.
Para a construção do Centro de Convenções Hangar, a Paulitec Construções Ltda. privilegiou a estética em todos os sentidos, fazendo com que a edificação se tornasse um marco arquitetônico para o estado do Pará.
A capacidade logística da empresa para a realização da obra também é digna de nota, já que a cadeia de suprimentos esquematizada para importar sofisticadas peças da Europa demandou uma grande coordenação e harmonia entre os envolvidos. Cita-se como exemplo desse desafio os vidros especiais trazidos da Bélgica, cujas áreas mediam quinze metros quadrados.
Além da beleza estrutural, o Centro de Convenções harmoniza de forma sublime seus distintos espaços. O edifício possui um auditório para duas mil e duzentas pessoas, praças de alimentação e um ambiente para exposições com vinte e cinco mil metros quadrados; todos dispostos de maneira equilibrada pela configuração da obra.
Sesc Jundiaí
Concluído em Abril de 2015 - Jundiaí - São Paulo.
A edificação do Serviço Social do Comércio (SESC) em Jundiaí, cidade integrante do célebre Circuito Paulista das Frutas, foi uma das obras mais complexas e relevantes do extenso histórico de construções da Paulitec Construções Ltda.
Inaugurado em Abril de 2015, o prédio do SESC Jundiaí possui mais de dezessete mil metros quadrados de área construída, compreendendo em seus meandros diversos tipos de estrutura, que vão desde simples quadras e piscinas a modernos e complexos ginásios desportivos.
Tais ambientes são interligados por meio de uma sofisticada tecnologia computacional, conhecida no jargão técnico como Sistema Embarcado. Ao contrário dos computadores convencionais, o sistema em questão realiza conjunta e automaticamente diversas tarefas predefinidas como, por exemplo, controlar ao mesmo tempo a iluminação e a temperatura de um mesmo espaço.
Embora seja uma instalação de altíssima complexidade, a Paulitec Construções Ltda. foi bem sucedida na inserção do Sistema Embarcado para o SESC Jundiaí. Esse feito permitiu que a edificação fosse totalmente automatizada, tornando a rede hidráulica, elétrica e computacional passíveis de controle através de um computador central.
As características inovadoras do empreendimento e a qualidade na sua concepção hão de atrair os habitantes da região para usufruir as variadas opções de lazer, cultura e esportes, disponibilizadas pelo SESC.
Limpeza Urbana de São Paulo – Região Noroeste
São Paulo – SP.
A solução para o problema dos resíduos sólidos gerados nas grandes e pequenas cidades, tem sido uma das mais gratificantes experiências da empresa. A empresa atua neste segmento trazendo inovações e soluções tecnológicas nas áreas de varrição de ruas, coleta de lixo domiciliar e hospitalar, operação de aterro sanitário, poda de árvores e conservação dos logradouros.
PONTE HORTOLÂNDIA
Concluída em Novembro de 2014 - Hortolândia - São Paulo.
O leitor mais atento, ao navegar pelo site Paulitec Construções Ltda., já deve ter percebido a capacidade e o interesse da empresa na construção de pontes estaiadas. Percepção essa que obviamente não se restringe ao âmbito virtual, o que torna a Paulitec uma referência para o setor da Construção Civil nessa modalidade de edificação.
Em Agosto de 2012, a Paulitec Construções Ltda. retornou à sua essência ao ser contratada para construir uma ponte estaiada em Hortolândia, cidade do interior paulista localizada próxima a Campinas.
A obra possui cerca de 750 metros de comprimento e foi concebida a partir de métodos construtivos variados. Dentre as diversas técnicas utilizadas na realização da Ponte de Hortolândia, destacam-se a fundação em tubulões de ar comprimido, as estacas pré-moldadas, a utilização de vigas protendidas e os 180 metros de vão livre sustentado por estais.
Além dos métodos supracitados, a Paulitec Construções Ltda. teve de lidar com outro portentoso desafio: controlar as altas temperaturas liberadas nas reações exotérmicas - que liberam calor - do concreto. Para evitar que tais reações causassem fissuras ou rachaduras na estrutura da ponte durante a concretagem, os engenheiros se valeram de um arrojado método; misturar uma porcentagem de gelo ao concreto que seria derramado.
A importância do empreendimento, por sua vez, se dá no aumento da capacidade de escoamento que a edificação proporcionará para a região, além de se tornar um marcante cartão-postal de Hortolândia.