TERMINAL DE ÔNIBUS DA LAPA

Concluída em novembro de 2003 – São Paulo – SP.

A Paulitec Construções Ltda. foi contratada pela Prefeitura de São Paulo para elaborar e executar o projeto do moderno Terminal de Ônibus da Lapa. A obra foi bem sucedida e, atualmente, é um dos mais relevantes pontos do complexo Sistema de Transporte Público do Município de São Paulo.

 

Ponte do Rio Guamá - Pará

Concluída em Setembro de 2002 - Pará.

 

A construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Guamá é um dos feitos mais expressivos da Paulitec Construções Ltda.. A obra possui aproximadamente dois quilômetros de extensão e sua utilidade se dá na conexão física entre a região metropolitana de Belém com o Porto de Vila do Conde.

Além disso, a Ponte é um notável monumento da engenharia por possuir o maior vão livre do Brasil, por ter torres com altura superior a cem metros, estacas submersas a mais de sessenta metros de profundidade e, obviamente, por possuir uma belíssima estrutura.

A Paulitec Construções Ltda. se considera privilegiada por edificar uma ponte de tamanha importância e cuja realização auxilia de maneira fundamental na aceleração do desenvolvimento, no escoamento de produtos e na industrialização da região.

 

PONTE HORTOLÂNDIA

Concluída em Novembro de 2014 - Hortolândia - São Paulo.

 

O leitor mais atento, ao navegar pelo site Paulitec Construções Ltda., já deve ter percebido a capacidade e o interesse da empresa na construção de pontes estaiadas. Percepção essa que obviamente não se restringe ao âmbito virtual, o que torna a Paulitec uma referência para o setor da Construção Civil nessa modalidade de edificação.

Em Agosto de 2012, a Paulitec Construções Ltda. retornou à sua essência ao ser contratada para construir uma ponte estaiada em Hortolândia, cidade do interior paulista localizada próxima a Campinas.

A obra possui cerca de 750 metros de comprimento e foi concebida a partir de métodos construtivos variados. Dentre as diversas técnicas utilizadas na realização da Ponte de Hortolândia, destacam-se a fundação em tubulões de ar comprimido, as estacas pré-moldadas, a utilização de vigas protendidas e os 180 metros de vão livre sustentado por estais.

Além dos métodos supracitados, a Paulitec Construções Ltda. teve de lidar com outro portentoso desafio: controlar as altas temperaturas liberadas nas reações exotérmicas - que liberam calor - do concreto. Para evitar que tais reações causassem fissuras ou rachaduras na estrutura da ponte durante a concretagem, os engenheiros se valeram de um arrojado método; misturar uma porcentagem de gelo ao concreto que seria derramado.

A importância do empreendimento, por sua vez, se dá no aumento da capacidade de escoamento que a edificação proporcionará para a região, além de se tornar um marcante cartão-postal de Hortolândia.